Saturday, January 22, 2011
A CTIB MAIOR CENTRAL DE TRABALHADORES BRASILEIROS FORA DO BRASIL
CTIB é uma Entidade de nível Nacional que procura congregar todos os Trabalhadores Brasileiros nos Estados Unidos, a CTIB é a mais nova central dos Trabalhadores Imigrantes nos Estados Unidos. Nasce no dia 01 de maio de 2009 para contribuir com o esforço coletivo de tornar o Trabalhador Imigrante Brasileiro visível e com ferramenta mais eficaz na nova fase da luta por melhores dia nos USA. A tarefa é unificar as associações, grupos, comunidades e entidades de representações dos Trabalhadores Brasileiros, ainda mais urgente porque a disputa de rumos dos Trabalhadores Brasileiros está, novamente, na ordem do dia. A força do Trabalhador Brasileiro têm chances reais de conquistar mais direitos nos Estados Unidos e abrir caminhos para a legalização.
Uma aposta no trabalhador Brasileiro
A CTIB reúne militantes de igrejas, movimentos sociais, homens e mulheres, de diferentes gerações e etnias, de diversas categorias e dos vários estados do país que buscam resgatar o sentido mais profundo da palavra militância. Pessoas que sentem e agem como parte de um amplo movimento de transformação do direito trabalhista e de vida, maior que o próprio o movimento pessoal. Lutadores e lutadoras sociais que assumem a política Associativa como espaço e tempo para fazer a história.
Pessoas que compartilham valores sem os quais uma utopia fica apenas no plano da retórica. Rebeldia perante o dia-a-dia. Indignação frente à injustiça social e a todas as formas de opressão e discriminação. Solidariedade que faz da luta de cada oprimido a luta de toda uma classe. Generosidade para dedicar sua energia para a emancipação humana. Coragem para assumir e buscar superar os conflitos e contradições presentes na construção de uma nova fase. Pessoas comprometidas com a construção de uma profunda aliança social do Trabalhador Brasileiro, como: a Marcha Mundial de Mulheres, movimentos pela legalização, com os afro-descendentes, a Central de Movimentos Sociais, a juventude, movimentos culturais, de gays e lésbicas e todos aqueles e aquelas que lutam a favor do bem comum do trabalhador Brasileiro.
Militantes Sociais de diferentes tradições e que compartilham uma identidade programática que se expressa numa visão comum, mas não fechada, sobre os impasses estratégicos vividos pelo Trabalhador Brasileiro na sua construção e em sua orientação política e sobre como responder aos desafios rumo a construção de melhores dias neste pais, honrando os princípios constitucionais e a leis dos USA.
Os impasses vividos pelos trabalhadores Brasileiros nos USA resultaram de sua incapacidade para responder a essa nova condição de sua base social e intervir na questão do poder no marco da nova institucionalidade. A crise hora vivida, revelou insuficiências dos movimentos pro imigrantes nos Estados Unidos anterior das diversas correntes e, também, a aposta em perspectivas estratégicas erradas por parte do setores representativos dos Brasileiros.
Nessa fase de atuação defensiva a tarefa prioritária foi organizar a resistência às pressões de adaptação à ordem. Foi nesse contexto que construímos a CTIB junto com outras correntes políticas e movimentos sociais.
Nossa aposta para que a CTIB se constitua como uma corrente orgânica, baseada em acordos programáticos vai ser vitoriosa. O reconhecimento consensual de seus limites levou a uma redefinição de seu projeto original , a CTIB passou a ser a uma frente de alianças prioritárias.
A aposta numa corrente social só se justifica quando ela combina concepção social com concepção política trabalhista; quando tem capacidade de propor, intervir e atuar de forma coletiva; quando sua identidade se expressa em uma prática e em posições políticas comuns; quando as diferenças internas não levam a um imobilismo.
Sunday, January 9, 2011
Ministro destaca excelente trabalho da CTIB - Central do trabalhador imigrante Brasileiro no Estados Unidos
Ministro destaca excelente trabalho da CTIB - Central do trabalhador imigrante Brasileiro no Estados Unidos
Em cerimônia realizada – 31/07 – no Palácio Itamaraty, para a assinatura de ajustes complementares de acordos na área de formação profissional, firmados pelo Brasil com os Estados Unidos, o ministro das Relações Exteriores, Celso Amorim, lembrou a “tradicional e valiosa” parceria com a CTIB.
“Não posso, em mais esta oportunidade, deixar de ressaltar a eficiente contribuição prestada pelos dirigentes e pelo grupo da CTIB, e de manifestar meu reconhecimento pelo excelente trabalho que a entidade vem realizando no setor de formação profissional” dos trabalhadores Imigrantes Brasileiros no Estados Unidos, destacou o ministro
Subscribe to:
Posts (Atom)